Tipos de Plástico

recycle-points-icons

Quando eu tomei a decisão de não produzir lixo nenhum, uma das minhas maiores preocupações era não comprar produtos que venham em embalagens plásticas porque depois que eu os usasse eu teria que descartá-los, já que plástico não pode ser compostado e para reciclá-lo é difícil se você não é de fato uma empresa de reciclagem.

Tendo isso em mente eu procurei saber mais sobre aqueles símbolos que sempre vem em embalagens de produtos que eu ainda não deixei de consumir. Por exemplo: margarina, iogurte, requeijão, etc. Então fui em busca de informações sobre os tipos de plástico e quais podem ser mesmo reciclados.

Primeira coisa que você faz quando decide comprar determinado produto é olhar a embalagem. Essa embalagem pode estar classificada dentro de qualquer um desses padrões abaixo.

simbolos_plasticos

Reparou que a maioria deles começa com o prefixo poli? Isso acontece porque todos eles utilizam o mesmo composto base que é altamente tóxico, principalmente quando é esquentado, por exemplo. Isso vocês já estão carecas de saber. Mas qual é a particularidade de cada um deles?

Existem os termoplásticos e os termorrígidos. Os termoplásticos são os que podem ser reciclados justamente porque não liberam nenhum composto químico quando são aquecidos. Já os termorrígidos são os que não podem ser reciclados porque eles não se fundem quando são aquecidos e no processo de reciclagem essa parte é essencial.

São considerados termoplásticos os: PET (1), PEAD (2), PVC (3), PEBD/PELBD (4), PP (5), PS (6) e Outros (7). São esses que estão presentes na imagem ali em cima.

Na categoria de Outros (7) estão incluídos plásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, carcaça dos computadores, que normalmente são usados por terem uma flexibilidade maior na hora de dar um design diferente ao objeto, eles são mais flexíveis.

É considerado termorrígido o plástico de nome PP que é encontrado em objetos como espumas de colchões e sofás, solados de sapato, interruptores, peças industriais elétricas, peças para banheiro, pratos, travessas, telefones, etc. Existe uma infinidade de coisas utilizando PP.

Sabendo disso, se você é uma pessoa que ainda tem o costume de utilizar plástico, na hora descartar, descarte-o da maneira correta. Vá a um posto de reciclagem na sua cidade, existem vários supermercados fazendo recolhimento de materiais recicláveis como plástico, vidro e papel, além de baterias e oléos utilizados na cozinha.

Tenha também a consciência de prestar mais atenção no que você compra. Acho que é uma questão de estar no momento também porque nos dias de hoje estamos sempre correndo e queremos sempre o que é mais prático e mais barato e, com isso, a qualidade de vida e até mesmo do produto acabam ficando para trás. Tente reduzir sempre seu consumo de plástico repensando de que formas você pode substituir o uso dele. Prometo trazer mais dicas de substituição do plástico pra vocês.

Deixem nos comentários quaisquer dicas que vocês tenham em relação ao consumo de plástico e dúvidas de algo que eu não tenha mencionado para um post futuro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s